O diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Moraes, recebeu a comitiva, na tarde desta quarta-feira (24), integrada por comandantes e coordenadores das Defesas Civis das cidades alemãs de Hannover e de Bremerhaven, acompanhados pelos comandantes de coordenadores do Corpo de Bombeiros e das Defesas Civis da região do Vale do Paraíba e de São José dos Campos (SP), para uma visita técnica na instituição.
Na apresentação institucional, o diretor falou sobre o histórico e atividades do Cemaden na área de monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres geo-hidrológicos, como inundações , enxurradas e deslizamentos. Destacou o diferencial institucional, como unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
“Como instituição de ciência e tecnologia, o Cemaden desenvolve pesquisas relacionadas aos eventos extremos e impactos dos desastres, aprimorando o monitoramento e emissão dos alertas, além do desenvolvimento de produtos e ferramentas utilizadas pelo Cemaden.”, enfatizou o diretor, Osvaldo Moraes. Lembrou, também, sobre o relacionamento com a sociedade, desenvolvendo projetos e ações voltados à “ciência cidadã”, com o objetivo de conscientização do risco de desastre, na linha de redução e prevenção de desastres e preparação para a resiliência.
Foram apresentadas aos visitantes as metodologias para cálculo de limiares de movimento de massa (deslizamentos), bem como a apresentação do Sistema Gides (Projeto de Fortalecimento das Estratégias Nacionais para a Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais ), com base no “Método Comitê”, pelos tecnologista em Geociência da Sala de Situação, Harideva Egas e pelo tecnologista de Desenvolvimento, Adenilson Carvalho. O projeto foi desenvolvido no acordo de cooperação entre o governo brasileiro e o governo japonês, no período de 2013 a 2017. O Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Produtos Integrados do Cemaden, Eduardo Luz, também acompanhou os visitantes, explicando sobre o sistema e processo do Mapa Interativo e das ferramentas de monitoramento.
Dentro da programação, a comitiva visitou a Sala de Situação (Operação) do Cemaden, onde foram apresentadas – pela tecnologista na área de Desastres, Maria das Dores Medeiros – as metodologias de monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres para os 958 municípios, em todo o território nacional.
A programação da visita foi organizada pela analista Selma Santos, da área de Relações Institucionais do Cemaden, que acompanhou a comitiva integrada pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Hannover, Manfred Kariger e pelo Comandante da Cidade de Bremerhaven, Lutz Schüßler, ambos da Alemanha, acompanhados da intérprete Priscilla Orsi; pelo Comandante do Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Ten.-cel. Sadi Fernando Stamborowski; pelo Coordenador da Defesa Civil do Vale do Paraíba, Cap. Antônio Carlos Bernardes; pela equipe da Defesa Civil de São José dos Campos : Coordenador Miguel Arcângelo; supervisor Orlando Santos e pela engenheira Analaura Carvalho.
(Fonte: Ascom-Cemaden)