Com o objetivo de capacitar agentes e técnicos estaduais e municipais do quadro efetivo das Defesas Civis do Estado de São Paulo, equipes de pesquisadores e tecnologistas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) participaram do curso “Práticas de Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais”, abordando temas sobre monitoramento e ferramentas de apoio ao monitoramento hidrometeorológico aplicado a deslizamentos e inundações; além da compreensão dos alertas e sobre os registros de ocorrências de eventos e desastres.
O curso de capacitação foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, entre os dias 19 e 21 de setembro, apresentando abordagens sobre ações de prevenção, mitigação e preparação para os processos de inundação e deslizamentos, focando aspectos teóricos e práticos.
O trabalho em campo foi realizado com apoio das Subprefeituras de Jaçanã e de Tremembé e da Prefeitura de São Paulo.
Do Cemaden, apresentaram palestras sobre monitoramento e alertas os tecnologistas Caroline Mourão, Pedro Ivo Camarinha e Regla Somoza. A área de Pesquisa foi representada pela pesquisadora Sílvia Saito.
A capacitação do quadro efetivo das Defesas Civis de São Paulo integra as ações do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec) e o Cemaden, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).