Capa » Noticias » Intensificação de secas em alguns estados e inundações no Sul são apontadas pelo Cemaden

Intensificação de secas em alguns estados e inundações no Sul são apontadas pelo Cemaden

 

O Boletim Mensal de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil, referente ao mês de julho de 2020, elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – divulgado ontem (17), aponta o cenário  de intensificação de seca em relação ao mês de julho de 2020,  principalmente, nos estados do Maranhão, Piauí, sul do Mato Grosso do Sul, sul do Rio Grande do Sul e norte do estado de São Paulo.

Devido às chuvas que ocorreram no início de julho, houve transbordamento em alguns rios, no estado Rio Grande do Sul, causando impactos na população. Ainda pelas chuvas do início de julho, houve recuperação considerável no armazenamento de alguns reservatórios nesse estado, como as  UHEs de Barra Grande e Passo Real.

No mês de julho de 2020, foram enviados pela Sala de Situação do Cemaden 103 alertas, com 35 ocorrências registradas em municípios monitorados. Dessas ocorrências, dez foram de risco geológico e 25 de risco hidrológico, concentradas principalmente na região Sul (69%) do País.

O boletim apresenta, além da avaliação das Ocorrências e Alertas para o mês de julho, também o Diagnóstico e Cenários dos extremos pluviométricos (secas e inundações) e seus impactos em diferentes setores econômicos do Brasil. São também apresentados os cenários projetados para o trimestre agosto-setembro e outubro, conforme a previsão sazonal, para os recursos hídricos (inundações dos principais rios e volume armazenado e vazão para os principais reservatórios de abastecimento humano e de geração de energia hidrelétrica)

O Boletim Mensal de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil na íntegra está disponibilizado no site do Cemaden, no link:

http://www2.cemaden.gov.br/boletim-de-impactos-em-areas-estrategicas-para-o-brasil-10082020/

Fonte: Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …