Capa » Noticias » Seca do Pantanal é a mais intensa dos últimos 60 anos, estimam pesquisadores do Cemaden

Seca do Pantanal é a mais intensa dos últimos 60 anos, estimam pesquisadores do Cemaden

Uma equipe interdisciplinar de pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – divulgou, nesta última sexta-feira(14),  os estudos sobre a seca e queimadas no Pantanal brasileiro, estimando que a seca seja a mais intensa, em pelo menos, nos últimos 60 anos, conforme  dados do banco de dados da plataforma SPEI Global do “Global Drought Monitor”. Essa plataforma oferece informações sobre a seca em escala global, baseado na precipitação mensal e na evapotranspiração potencial.

De acordo com o Índice Integrado de Seca (IIS), monitorado pelo Cemaden até o início de agosto, grande parte do Bioma Pantanal encontra-se em condições de seca, com intensidades variando de fraca a extrema.

Com relação às áreas agroprodutivas, os municípios mato-grossenses que foram mais afetados pela seca na região do Pantanal foram Jaciara, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger. Nesses municípios, a seca atingiu de 60% à 80% da sua área agroprodutiva, no mês de julho de 2020.

Os maiores percentuais de vegetação natural afetada pela seca, também no Estado de Mato Grosso, foram registrados nos municípios de Barão de Melgaço (39%), Nossa Senhora do Livramento (37%) e Santo Antônio do Leverger (27%).

A ocorrência de queimadas e incêndios florestais no Pantanal já ultrapassaram 2.800 km², afetando áreas protegidas como o complexo do Pantanal (  Patrimônio Mundial), Sítio Ramsar, Parque Nacional e cinco Territórios Indígenas. Apesar da vegetação ter adaptações para resistir ao fogo, os impactos dos extremos de seca associados à recorrência das queimadas atingiram a biodiversidade florística e fauna, além dos impactos da fumaça na saúde humana.

A partir do mês de junho deste ano, observou-se um aumento de mais de dez vezes no número de focos de calor nas Formações Florestais e áreas sazonalmente inundadas.  Ao todo já são mais de 16 mil focos de calor no Pantanal.

A equipe interdisciplinar do Cemaden que trabalha com secas e queimadas no Brasil – que também contribui no Relatório Mensal de Impactos e Boletim de Secas ambos divulgados no site do Cemaden – é composta pelos pesquisadores : Ana Paula Cunha, Liana Anderson, João Reis, Lidiana Costa e Carolina Vergeti.

As informações estão disponibilizadas no site do Cemaden , que podem ser acessadas pelo link :

http://www2.cemaden.gov.br/categoria/monitoramento/seca-no-brasil/

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …