Será nesta quarta-feira (04 de novembro) o dia do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – participar do evento do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), apresentando diversas atividades com transmissão simultânea, durante todo o dia, pelo Canal YouTube do MCTIC.
Na Programação do Cemaden – prevista para iniciar às 9 horas da manhã e se estendendo até as 20 horas – as temáticas a serem abordadas no webtalk institucional, nas palestras, workshop (Bate-papo) e entrevista serão sobre os avanços científicos e inovações no monitoramento e nas pesquisas aplicadas do Cemaden (nas áreas de geodinâmica e hidrometeorológicas), além dos avanços científicos nas parcerias institucionais e cooperações técnico-científicas.
Organizada pelo MCTI, o Mês Nacional de Ciência e Tecnologia foi definido pelo governo federal, desde o ano passado, para ocorrer no mês de outubro, com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades da área, valorizando a criatividade, a atitude científica, a inovação e a comunicação.
Na programação, também estão previstas atividades práticas (oficinas) nas áreas de Ciência Cidadã e dos projetos participativos da sociedade para prevenção de desastres, a serem apresentados pelas equipes de pesquisadores e cientistas dos Programas Cemaden Educação e WASH (Workshop de Aficcionados em Software Hardware).
A maioria das palestras será transmitida na sede do Cemaden, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), pelo Canal do YouTube do MCTI.
O apoio técnico das transmissões no Cemaden será dado pela produtora responsável pelos vídeos do movimento “Nós Somos a Ciência”, que trabalha em conjunto com os Programas WASH e Cemaden Educação, além de produzir os programas do “Ciência e Cultura”, do Canal WASH. O Programa Ciência e Cultura tem o apoio e incentivos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Coordenação-Geral do Programa de Pesquisa em Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Educação.
A abertura das atividades do Cemaden no evento do MNCTI será feita pelo diretor, Osvaldo Moraes, com a apresentação do vídeo institucional. No encerramento, previsto para as 19 horas, será realizada a Palestra Master: Mudanças Climáticas e Desastres, pelo cientista Carlos Afonso Nobre, pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Fonte: Ascom/Cemaden