Capa » Noticias » Pelo trabalho sobre clima e aquecimento global, o cientista Carlos Nobre recebe título do Instituto de Engenharia

Pelo trabalho sobre clima e aquecimento global, o cientista Carlos Nobre recebe título do Instituto de Engenharia

Reconhecido internacionalmente pelo trabalho acadêmico sobre clima e aquecimento global, com especial atenção para a Amazônia, Carlos Nobre receberá o 58º título de Eminente Engenheiro do Ano, concedido pelo Instituto de Engenharia, no próximo dia 29 de outubro, às 19 horas, durante o evento de comemoração aos 104 anos de existência do Instituto.

O Instituto de Engenharia concede esse título em reconhecimento aos profissionais que se destacaram em seu meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia. A instituição divulgou que a escolha de Carlos Nobre vem em um momento em que as questões de preservação e desenvolvimento necessitam de um olhar baseado na ciência, na coerência e na responsabilidade.

Cientista, pesquisador e professor, Nobre é referência de pesquisa em clima e meio ambiente, em especial com foco em florestas tropicais, como a Amazônia. Teve participação importante em relatório sobre mudanças climáticas, recebendo o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Atuou como pesquisador e em funções de gestão e coordenações científicas e de política científica, em diversas instituições nacionais e internacionais, entre elas, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), onde atuou desde 1975 até o ano de 2015. Criou o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) e, de fevereiro a maio de 2015, ocupou o cargo de diretor do Cemaden, quando saiu para assumir a Presidência da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (MEC).

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, doutorado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, atualmente, Carlos Nobre é pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e coordena o projeto Amazônia 4.0, iniciativa destinada a transformar a floresta em um centro tecnológico e de empreendedorismo sustentável.

A cerimônia de entrega do título de Eminente Engenheiro do Ano, no próximo dia 29 de outubro, será no formato virtual, sendo 100% online. As inscrições para participar do evento estão disponibilizados no link do Instituto de Engenharia: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/events/eminente-engenheiro-do-ano-2020/

Fonte: Cemaden com Instituto de Engenharia

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …