Capa » Riscos geo-hidrologicos » Previsão de Risco Geo-Hidrológico para os dias 25 e 26/11

Previsão de Risco Geo-Hidrológico para os dias 25 e 26/11

Neste domingo (25/10/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sudeste: São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa, na região central e norte do Espírito Santo devido aos acumulados dos últimos dias e à previsão de pancadas de chuva que podem ocorrer com forte intensidade nessas regiões. Também é ALTA a possibilidade de ocorrência de enxurradas e inundações em pequenas bacias nas regiões do Centro e Norte do Espírito Santo e nas regiões do Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri em Minas Gerais.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na Região Serrana e sul do Rio de Janeiro, no litoral norte de São Paulo, nas regiões da Zona da Mata Mineira, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Centro-Oeste de Minas Gerais e Metropolitana de Belo Horizonte e Região Sul do Espírito Santo. Também é MODERADA a possibilidade de enxurradas e inundações em pequenas bacias urbanas nas região sul do Espírito Santo, nas regiões da Zona da Mata Mineira e Metropolitana de Belo Horizonte e na Região Serrana do Rio de Janeiro, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas, devido à previsão de pancadas de chuva que podem ocorrer com forte intensidade.

  •  Região Nordeste: Bahia.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos no litoral sul da Bahia, devido aos acumulados já observados e a previsão de pancadas de chuva que podem ocorrer com forte intensidade.

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

 

Nesta segunda-feira (26/10/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Sudeste: Espírito Santo e Minas Gerais. 

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos nas regiões do centro e norte do Espírito Santo, devido aos acumulados já registrados e a previsão de continuidade das chuvas.

É considerada MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa no sul do Espírito Santo. Também é MODERADA a possibilidade de inundações em pequenas bacias urbanas na região do Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri em Minas Gerais e na Região Sul do Espírito Santo, devido a previsão de altos acumulados ao longo dos próximos dias.

  • Região Sul: Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de enxurradas e inundações bruscas no leste de Santa Catarina, Região Serrana do Rio Grande do Sul e Metropolitana de Porto Alegre, devido à previsão de pancadas de chuva que podem ocorrer com forte intensidade.

  • Região Nordeste: Bahia.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa no litoral sul da Bahia e  MODERADA no Recôncavo Baiano, devido aos acumulados já observados e a previsão de pancadas de chuva que podem ocorrer com forte intensidade.

Para risco hidrológico, é MODERADA a possibilidade de eventos nas regiões sul da Bahia e do Recôncavo Baiano.

Figura 02. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …