O Curso em EAD (ensino à distância) “Saúde Planetária”, realização do Telessaúde-RS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Planetary Health Alliance (PHA), na temática Redução de Riscos de Desastres contou com o apoio de pesquisadoras do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O curso gratuito e direcionado ao público em geral conta com oito módulos, que abordam temas como poluição do ar, calor, doenças infecciosas, água, saúde mental, nutrição e ativismo.
No Módulo 8 – Água e Saúde Planetária, o conteúdo da apostila do curso contou com a colaboração das pesquisadoras do Cemaden da área de Vulnerabilidades e Redução de Riscos de Desastres: Luciana de Resende Londe e da equipe do Cemaden Educação : Carla Gracioto Panzeri, Débora Olivato, Maria Francisca Azeredo Velloso, Rachel Trajber e do consultor – pesquisador Leonardo Suveges Moreira Chaves. Nesse módulo, o objetivo é refletir sobre as intersecções entre a Saúde Planetária e a água; compreender o impacto da gestão das águas na Saúde Planetária; e reconhecer os desastres socioambientais brasileiros e sua ligação com a água.
No Módulo 5 – Gestão, mitigação e adaptação – as pesquisadoras do Cemaden Educação: Débora Olivato, Maria Francisca Azeredo Velloso e Rachel Trajber colaboraram na revisão do conteúdo da apostila. Nesse módulo, o objetivo é o de compreender o conceito de mitigação e adaptação frente às mudanças climáticas; reconhecer a saúde planetária como um instrumento na gestão dos serviços de saúde; e identificar riscos nos serviços de saúde que agravam as mudanças climáticas e como mitigar e adaptar-se a eles.
Sobre o Curso EAD Saúde Planetária
O Curso EAD de Saúde Planetária, oferecido pelo TelessaúdeRS em 2020, foi atualizado e traduzido para o inglês. Sua nova versão internacional contou com a tradução e adaptação da Planetary Health Alliance, entidade sediada na Universidade de Harvard, que é um consórcio de mais de 200 universidades, organizações não governamentais, institutos de pesquisa e entidades governamentais de todo o mundo, comprometidos em compreender e abordar as mudanças ambientais globais e seus impactos na saúde.
A coordenadora do curso e residente de medicina de família e comunidade, Mayara Floss, destaca a presença e o protagonismo latino-americano na urgência de se discutir sobre Saúde Planetária.
O evento de lançamento oficial foi realizado no dia 19/01/2021 e está disponível na página no YouTube do TelessaúdeRS.
Mais informações: https://www.ufrgs.br/telessauders/noticias/lancamento-do-curso-de-saude-planetaria/ ; https://mailchi.mp/harvard/2021-course-launch
Para se inscrever no curso de Saúde Planetária :
https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/passo_a_passo_cursos.pdf)
A versão em português do Brasil do Curso de Saúde Planetária está disponível em:
https://moodle.telessauders.ufrgs.br/login/index.php
Fonte : Ascom/Cemaden