Capa » Riscos geo-hidrologicos » Previsões de Risco Geo-Hidrológico – 06 e 07/03/2020

Previsões de Risco Geo-Hidrológico – 06 e 07/03/2020

A previsão meteorológica mantém condições favoráveis para volumes elevados de chuva nos próximos dois dias na região Sudeste do Brasil. As chuvas devem ocorrer em forma de pancadas variando de intensidade moderada a forte. Considerando os acumulados dos últimos dias, em algumas localidades dessa região, há potencial para a deflagração de novos processos geo-hidrológicos que podem causar impactos significativos. Nas próximas 48 horas, mantém-se a previsão de continuidade da chuva para o Nordeste, com chance de acumulados significativos que deflagrarão processos hidrológicos no interior dos estados do Maranhão e Piauí.

Na sexta-feira (06/03/2020) (Figura 1), considera-se ALTA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira e Vale do Rio Doce, bem como em todo o estado do Espírito Santo, devido aos elevados acumulados já registrados nas últimas 72 horas e à previsão de continuidade de chuva ao longo do dia. Nas bacias hidrográficas dos rios Muriaé e Doce, observa-se a elevação do nível dos rios e a propagação da onda de cheia em função dos acumulados observados nos últimos dias.

Considera-se MODERADA a possibilidade de risco hidrológico no centro-norte do estado do Rio de Janeiro por causa do extravasamento do rio Muriaé. Na região Nordeste, é MODERADO o risco para processos de movimento de massa na região do Recôncavo Baiano e no litoral centro-sul da Bahia, bem com, as regiões de Jequitinhonha e Vale do Mucurí em Minas Gerais, devido às condições favoráveis para ocorrência de chuva. É igualmente MODERADO o risco de processos geo-hidrológicos nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará em função do acumulado de chuva e da propagação da onda de inundação.

No sábado (07/03/2020) (Figura 2), os níveis de risco se mantêm semelhantes aos do dia anterior devido à previsão de continuidade de chuva. Dessa forma, considera-se ALTA as regiões de Minas e Espirito Santo indicadas no dia anterior, bem como o Vale do Mucurí-MG e sul da Bahia devido a previsão de altos acumulados ao longo do dia. E considera-se MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrologicos no interior do estado de Minas Gerais, favorecendo a ocorrência de enxurradas, principalmente nas regiões central, norte e noroeste do estado.

Os níveis indicados no mapa podem ser alterados de acordo com os acumulados de chuva que serão observados nas próximas 24 horas associados à previsão de precipitação dos modelos meteorológicos.

Ressalta-se que nas regiões destacadas em laranja (ALTO), há alta possibilidade de deflagração de eventos geo-hidrológicos, tais como enxurradas, alagamentos, deslizamentos, incluindo queda de barreiras nos taludes das estradas.

 

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Figura 02. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …