Capa » Riscos geo-hidrologicos » Previsões de Risco Geo-Hidrológico – 08 e 09/03/2020

Previsões de Risco Geo-Hidrológico – 08 e 09/03/2020

A previsão meteorológica mantém condições para pancadas de chuva de forte intensidade nos próximos dois dias na região Sudeste do Brasil. Considerando os acumulados dos últimos dias, em algumas localidades dessa região, há potencial para a deflagração de novos processos geo-hidrológicos que podem causar impactos significativos. Nas próximas 48 horas, mantém-se a previsão de continuidade da chuva para o Nordeste, com chance de acumulados significativos que podem deflagrar processos hidrológicos no interior dos estados do Maranhão e Piauí.  Além disso, há condições para chuvas com acumulados elevados no centro-sul do estado da Bahia.

No domingo (08/03/2020) (Figura 1), considera-se ALTA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos na Zona da Mata e Vale do Rio Doce em Minas Gerais, bem como no centro-norte do Espírito Santo, devido aos elevados acumulados já registrados nos últimos dias e à previsão pancadas de chuva ao longo do dia. Na bacia hidrográfica do rio Doce observa-se a elevação do nível dos rios e a propagação da onda de cheia em função dos acumulados observados nos últimos dias. Considera-se também ALTA a possibilidade de eventos de movimento de massa na região do Recôncavo Baiano, considerando a previsão de volumes elevados de chuva no decorrer do dia somado aos acumulados já registrados.

Considera-se MODERADA a possibilidade de risco hidrológico no centro-norte do estado do Rio de Janeiro por causa dos níveis ainda altos do rio Muriaé e também na região serrana, onde as pancadas de chuva podem favorecer eventos de enxurrada. É MODERADO o risco geo-hidrológico na região centro-sul da Bahia, bem com nas regiões de Jequitinhonha, Norte e Noroeste de Minas Gerais devido às condições para pancadas de chuva com altos acumulados em curto espaço de tempo e o aumento dos níveis no rio São Francisco. É igualmente MODERADO o risco de processos geo-hidrológicos nos estados do Maranhão, Piauí, Norte do Tocantins e Nordeste do Pará, em função do acumulado de chuva e da propagação da onda de inundação. Na região metropolitana de Fortaleza considera-se também MODERADO o risco de processos geo-hidrológicos, principalmente enxurradas.

Na segunda-feira (09/03/2020) (Figura 2), os níveis de risco se mantêm semelhantes aos do dia anterior devido à previsão de continuidade de chuva na maioria das regiões. Com o retorno das pancadas de chuva ao centro-sul do Rio de Janeiro e faixa leste de São Paulo, passa-se a considerar MODERADO o risco de eventos geo-hidrológicos.

Os níveis indicados no mapa podem ser alterados de acordo com os acumulados de chuva que serão observados nas próximas 24 horas associados à previsão de precipitação dos modelos meteorológicos.

Ressalta-se que nas regiões destacadas em laranja (ALTO), há alta possibilidade de deflagração de eventos geo-hidrológicos, tais como enxurradas, alagamentos, deslizamentos, incluindo queda de barreiras nos taludes das estradas.

 

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Figura 02. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …