Capa » Noticias » Secretário do Ministério da Integração visita sede do Cemaden

Secretário do Ministério da Integração visita sede do Cemaden

O secretário da Sedec e o diretor do Cenad, do Ministério da Integração Nacional em visita à Sala de Situação do Cemaden (foto Ascom-Cemaden)
O secretário da Sedec e o diretor do Cenad, do Ministério da Integração Nacional em visita à Sala de Situação do Cemaden (foto Ascom-Cemaden)

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), tenente-coronel Renato Newton Rambow e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Élcio Alves Barbosa – do Ministério da Integração Nacional – estiveram na semana passada (4), em visita ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Em reunião com o diretor Osvaldo de Moraes , coordenadores e pesquisadores do Cemaden, o secretário da Sedec  e o diretor do Cenad  conheceram as atividades de monitoramento e de pesquisas,  o aprimoramento da emissão de alertas de risco de desastres naturais, bem como o sistema integrado de monitoramento de 957 municípios de todo o território brasileiro.

“Conhecer de perto o sistema de dados desenvolvido para as ações preventivas de proteção civil e consolidar a aproximação entre as instituições são fundamentais  para o fortalecimento do trabalho integrado.”, afirma o secretário do Ministério da Integração, Renato Rambow. E complementa : “ Afinal, o Cemaden pode ser considerado uma instituição gêmea do Cenad,  trabalhando em conjunto na missão de salvaguardar vidas e na prevenção de riscos de desastres naturais.”

O secretário do Sedec e o diretor do Cenad visitaram, também, a Sala de Situação do Cemaden, onde a equipe multidisciplinar formada por hidrólogos, meteorologistas, geólogos e de desastres naturais atua no monitoramento e na tomada de decisão para a emissão de alertas de riscos de desastres naturais. Os alertas emitidos pelo Cemaden são repassados de forma imediata ao Cenad. Em casos de potenciais desastres, o Cenad encaminha os alertas recebidos do Cemaden e aciona os órgãos de defesa civil nos estados e municípios, oferecendo apoio às ações de resposta a desastres.

A interação entre o Cemaden e o Cenad é o eixo principal da estruturação do Sistema de Monitoramento e Alerta. O alinhamento do trabalho integrado desses órgãos, vinculados a Ministérios diferentes, foi formalizado em Protocolo de Ação Integrada, firmado em 2012. Em 2013, outro Protocolo de Ação Integrada foi firmado especificamente para os casos de inundação gradual, reunindo, além de Cemaden e Cenad, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …