Capa » Monitoramento » Situação Atual da Seca no Semiárido e Impactos Setembro de 2016

Situação Atual da Seca no Semiárido e Impactos Setembro de 2016

Avaliação das condições de seca para os últimos 90 dias de acordo com o cálculo dos percentis dos dados de precipitação

A avaliação do Percentil para os últimos 90 dias (período entre os dias 06 de julho a 04 de outubro) indica aumento das áreas que apresentam a condição de “Muito Seco”, em relação ao mês anterior (agosto). Estas áreas estendem-se pela da Zona da Mata e chegam a atingir o Agreste, ambas concentradas mais ao norte. O nordeste da Bahia, grande área do Ceará e as partes norte dos Estados do Maranhão, do Piauí e do Espírito Santo apresentaram a condição de “Seco”.

O percentil é usado como forma de classificar o status de cada município, segundo o montante de precipitação recebido.
São consideradas as seguintes classificações: Muito Seco (precipitação abaixo do percentil 15); Seco (precipitação entre os percentis 15 e 35); Normal (entre os percentis 35 e 65); Se em um determinado período uma região foi classificada como “Muito Seca”, isto significa que o acumulado de chuva desta região foi classificado dentre os 15% menores valores da série. O padrão “Seco” inclui as regiões que apresentam precipitação no intervalo entre 15% e 35% dos valores mais baixos da série, e, assim, sucessivamente.

Risco agroclimático para o período de 01/10/2015 a 31/07/2016

Segundo a avaliação do número de dias com déficit hídrico (modelo de balanço hídrico) para o ano hidrológico de 2015/2016, que teve inicio no mês de outubro, no período de 01 de outubro de 2015 a 30 de setembro de 2016, 10 municípios foram classificados como de risco MUITO ALTO (mais que 75 dias com déficit hídrico) e 91 municípios como de risco ALTO (entre 60 a 75 dias com déficit hídrico). O número de municípios considerados com risco MUITO ALTO se manteve em relação ao mês anterior.

O risco agroclimático é estimado a partir do Número de dias com déficit hídrico nos municípios (NDDH), o qual é calculado a partir do modelo de balanço hídrico desenvolvido pelo CPTEC/INPE.
São consideradas as seguintes classificações: Risco Muito Alto (mais que 75 dias com déficit hídrico), Risco Alto (entre 60 a 75 dias com déficit hídrico), Risco Moderado (entre 40 a 60 dias com déficit hídrico) e Risco baixo (até 40 dias com déficit hídrico).  

Índice VSWI: Porcentagem do município impactado pela seca (áreas de pastagens e agrícolas) no mês de agosto de 2016

Considerando os impactos da seca em áreas de atividades agrícolas e/ou pastagens, em relação ao mês anterior (agosto), a situação de seca se manteve intensa principalmente na porção leste da Região Semiárida (municípios inseridos nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), refletindo os acumulados de chuva inferiores à média os meses da quadra chuvosa AMJJ. De acordo com o índice VSWI, 159 municípios apresentaram pelo menos 50% de suas áreas impactadas no mês de agosto de 2016. No entanto, ressalta-se que a estação chuvosa encerrou-se no ultimo mês de julho e, em razão disso, o estresse vegetativo atual é esperado. Considerando as poucas regiões onde o calendário de plantio se estende até o mês de setembro e, portanto, o ciclo fenológico pode ainda estar em curso (municípios inseridos no Estado de Alagoas, Sergipe e região leste da Bahia), as áreas impactadas pela seca somam cerca de 5 milhões de hectares (Tabela).

O índice VSWI é derivado de dados de NDVI e temperatura do dossel, oriundos do sensor MODIS a bordo dos satélites AQUA e TERRA – resolução de 1 km. O índice indica condição de seca quando o valor do NDVI (índice de vegetação) é baixo (o que indica baixa atividade fotossintética) e a temperatura da vegetação é alta (indicando estresse hídrico).

Tabela 1. Avaliação da Extensão dos Impactos da Seca

UF Número de Municípios com mais de 50% de área impactada Área Impactada (ha) Número de Estabelecimentos de Agricultura Familiar Impactados
BA 69 3.364.150,73 154.311
CE
PI
PB
AL 53 1.229.125,92 87.767
RN
MA
SE 37 1.057.663,09 53.986
ES
PE
MG
TOTAL 159 5.650.939,74 296.064

Influências climáticas na escala sub-sazonal a sazonal

O cenário climático atual é de neutralidade em relação a episódios de El Niño ou La Niña. O trimestre Outubro-Novembro-Dezembro de 2016 (OND/2016) pode manter a persistência de condições neutras, com a interrupção do desenvolvimento do episódio frio (La niña). A evolução climatológica (histórica) das precipitações no trimestre Outubro-Novembro-Dezembro/2016 (OND/2016) indica que as chuvas devem se tornar mais escassas na Zona da Mata, ao norte de Salvador. Portanto, para os municípios impactados pela seca, nos vários Estados, há poucas chances de reversão do quadro crítico. No restante da Zona da Mata, as precipitações tendem a ser mais frequentes, devido à incursão de sistemas frontais e ao início da estação chuvosa da grande área central do Brasil. As previsões em escala de médio prazo (até 23 de outubro) indicam condições favoráveis para a ocorrência de precipitações para chuvas na Zona da Mata dos Estados da Bahia e Sergipe. A previsão climática sazonal de chuva (MCTIC) para OND/2016 mostra, para toda a região Nordeste do país, uma previsão na qual os três cenários (acima-dentro-abaixo da média) são igualmente prováveis, indicando a incerteza associada à esta previsão.

Faça o Download do Relatório na Integra

Confira também

MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – SETEMBRO/2021

A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS) PARA O BRASIL:  SETEMBRO/2021 Índice Integrado de Seca (IIS) …