Capa » Riscos geo-hidrologicos » 08/12/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

08/12/2020 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta terça-feira (08/12/2020), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (incluindo a Região Serrana), devido à sua alta vulnerabilidade e quantidade de pessoas expostas ao risco, aos acumulados prévios que poderão ser incrementados pela previsão de chuva com acumulado significativo, principalmente nos períodos da madrugada e manhã.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte, no Litoral Norte de São Paulo, nas mesorregiões Sul, Centro, Baixada Litorânea e Norte do Rio de Janeiro; e centro-sul e leste de Minas Gerais, devido à possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, no decorrer do dia e acumulados prévios.

Para eventos hidrológicos, é MODERADA a possibilidade de ocorrências na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, devido a previsão de chuva moderada com acumulados significativos e à vulnerabilidade dos municípios.

Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na Região Metropolitana de Curitiba (sobretudo Antonina, Morretes e Paranaguá) e nas mesorregiões Norte Catarinense e no Vale do Itajaí em Santa Catarina, devido aos elevados acumulados observados nos últimos dias, o que sugere grande quantidade de água acumulada no solo e consequente instabilidade nas encostas. Soma-se a este cenário a possibilidade de chuva (volumes baixos a moderados, menor que 30 mm), mas que poderão ser suficientes para deflagrar deslizamentos de terra pontuais, caso se concretize.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Metropolitana de Porto Alegre e na faixa litorânea leste do Estado do Rio Grande do Sul, devido à previsão de chuva com intensidade moderada e acumulados significativos desde o período da manhã.

Figura 01. Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geo-hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …