Capa » Riscos geo-hidrologicos » 12/01/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

12/01/2019 – Previsão de Risco Geo-Hidrológico

Neste sábado (12/01/2019), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

 

  • Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A previsão meteorológica indica condições para acumulados moderados de chuva na mesorregião Oeste do Rio Grande do Sul no decorrer do dia, que podem incrementar os já elevados acumulados registrados nos últimos dias. Portanto permanece ALTO o risco hidrológico nesta porção, com possibilidade de elevação dos níveis dos alertas já vigentes bem como abertura de novos. No centro-leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, destacando as regiões metropolitanas de suas respectivas capitais, há previsão de pancadas de chuva isoladas de intensidade moderada a forte, favorecendo eventos de enxurrada e, se os limiares críticos forem atingidos, deslizamentos pontuais. Deste modo é BAIXA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos. No leste e norte do Paraná há grande possibilidade para pancadas de chuva isoladas, que podem ser fortes localmente, sendo BAIXO o risco de eventos hidrológicos.

 

  • Região Sudeste: São Paulo e Minas Gerais.

Há possibilidade de pancadas de chuva isoladas no leste de São Paulo, incluindo o Vale do Ribeira e as regiões metropolitanas da Capital, do Vale do Paraíba e de Campinas e também no centro-sul de Minas Gerais, destacando-se região metropolitana de Belo Horizonte. As pancadas podem ser localmente fortes, podendo gerar altos acumulados em um curto espaço de tempo, o que favorece eventos de enxurrada. Devido ao caráter isolado da chuva prevista, é BAIXA a possibilidade de eventos hidrológicos. 

 

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …