Nesta segunda-feira (18/09), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:
- Região Nordeste: Bahia.
Na região Nordeste há previsão de chuva fraca e isolada principalmente na região do Recôncavo Baiano no estado da Bahia, com valores acumulados dentro da média climatológica para o período. Esta região possui grande vulnerabilidade à eventos de movimentos de massa mesmo com baixos valores acumulados de precipitação, porém é BAIXA a possibilidade de envio de alertas de risco geo-hidrológico.
- Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Há possibilidade de chuva fraca e isolada no nordeste do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina. Alguns municípios possuem acumulados elevados em 48 horas, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre e no sudeste de Santa Catarina, no entanto a previsão meteorológica não indica acumulados significativos no decorrer do dia para as regiões citadas, portanto é BAIXA a possibilidade de abertura/atualização de alertas de risco geo-hidrológico. Apesar da ausência de chuva, os alertas de risco hidrológico para o municípios de Alegrete e Rosário do Sul permanecerão vigentes até a estabilização dos níveis hidrológicos das bacias hidrográficas as quais se encontram.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php